image
porque-aprender-ingles

Por que aprender inglês?

Hey! How are the things?

Nas primeiras colunas vimos expressões de como usar ‘Can I …’, ‘Could you…’ e por último expressões de cumprimento. Hoje venho te propor a pensar  ‘Porque estudar inglês?’ Infelizmente, muitos brasileiros pensam que é perder tempo aprender inglês. Você pode dizer, não é vero!

Vou te contar um historinha: quando cheguei em Londres, percebi que no meu bairro, ali em Kensal Rise, haviam muitos brasileiros. Fui então numa festa de aniversário onde mesmo tendo “italianos, francês e até libanês”, eu percebi que a maioria, que era de brasileiros e não falavam inglês. Eu acabei descobrindo isso conversando com as pessoas, o que incluía a minha irmã. Eu pensei então: “Nossa, eles estão aqui há tantos anos e não falam inglês, no máximo “oi”, “bye”, “thank you” (…)”.

Cheguei a conclusão que tal fato tinha a ver com o trabalho, já que muitos brasileiros, e outros estrangeiros vem a Londres para trabalhar e uma minoria para estudar, álias esse número tem crescido. O brasileiro vem com intenção de estudar para conseguirmos conhecimento e depois voltar para o Brasil, para ter um bom emprego. Ou trabalhar para conseguir dinheiro e comprar o que planejou e voltar. Os que vêm com intenção para trabalho são os que podem pecar na aprendizagem do inglês.

Claro que que conheci muitos brasileiros que aprenderam a língua inglesa e a falam bem. E fico feliz em ter amigos que me incentivaram e incentivam outras pessoas para isso.

Nessa festa, falei com alguns brasileiros e ouvi sempre a mesma coisa: “Pra quê aprender? Não precisamos, não usamos no nosso trabalho!”. Isso me assustou. Mas aí eu sugeri: ‘porque aprender? porque você quer um emprego melhor!!!’. Aprender a Língua permite que você volte para o país, além de ter conseguido o que queria, você aprendeu a língua. Mal sabia eu, anos depois que aprendendo a Língua, você não quer mais voltar para o Brasil.

Pois bem, com a Língua Inglesa, você vai abrir o seu mundo para um leque de oportunidades porque a Língua é o acesso para à informação, educação, e claro a cultura que este país oferece.

Depois de ter visto que os brasileiros que eu conheci não entendiam o inglês, eu me perguntava: “Meu Deus, como as pessoas sobrevivem?”. Não sabia como era a comunidade, estava aqui há 3 dias. Logo depois, então descobri como elas viviam J Vi que tínhamos manicure, cabelereira, açougue, restaurantes, mercado, loja de roupas só de brasileiros para brasileiros, logo tudo falado em Português. Ai achei o porque. Por isso que muitos acham que não há motivo de aprender a língua inglesa. Ouvia brasileiros me questionarem: “Pra quê? Eu vou no açougue, no mercado e tem tudo brasileiro aqui. Não vou usar essa língua no Brasil”.

Então, aconteceu uma outra experiência – eu vi o Serginho Groisman no primeiro Brazilian Day dizer que somos “ uma comunidade que trabalha muito muito muito e merece muito porque somos uma classe de trabalhadores”, horroroso dizer que viemos para a Inglaterra só para trabalhar. Sei que, de certa forma, ele está certo, pois existe uma massa brasileira que só vêm para trabalho mesmo, mas não podemos pensar que todos querem só isso. Não podemos querer só isso numa cidade que oferece tanto. E mesmo para aqueles que vem só para trabalhar, gostaria que estes refletissem um pouco sobre “por que aprender inglês?”.

Pra quê?

O inglês é a língua mais importante no mundo. Não é a língua mais falada, porque sabemos hoje que é o mandarim. De acordo com o site www.englishexperts.com.br (que álias recomendo), o inglês é o mais difundido (widespread). Alguns fatos provam isso: Inglês é a língua internacional das viagens marítimas e aéreas, da computação, da música pop, da Tv e filmes, da política, da ciência, da medicina e do esporte, da arte.

Como o mundo hoje é um lugar pequeno porque a comunicação e viagem são extremamentes rápidas devido aos satélites de TV, ao telefone, telefax, a internet etc., precisamos de uma língua em comum e esta língua é o Inglês.

O inglês é a primeira língua na Austrália, nas Bahamas, no Canadá, na Irlanda, na Guiana, na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e aqui na Inglaterra, claro. Além disso, é a segunda língua oficial em muitos outros países como a Ìndia, Nigéria, África do Sul, Israel etc. Claro que em cada um desses países que o inglês é falado, existem diferenças no vocabulário, na estrutura da gramática, como o American English e British English.

O inglês te dá acesso a lugares inimaginados, a lugares que não irá conhecer se continuar falando apenas sua língua. Pense nisso! Você se libertará de medos e conquistará um outro mundo, porque você o ampliou ao arriscar em aprender mais uma língua.

Aprender inglês no Brasil é mais difícil porque não é fácil encontrar um grupo que pratica sempre. Já aqui em Londres, você pode falar a cada esquina. Estudei 10 anos de inglês no Brasil e me irritava não saber ainda me comunicar na língua. Foi por isso que decidi vir pra cá. E sabe como vejo o inglês agora? Olho para essa língua como olho para a vida. Aproveite todas as situações e oportunidades que surgir para você se expressar, ora vai acertar ora vai errar, mas vai aprender porque alguém vai te corrigir. E você esteja preparado, não se irrite, não se envergonha. Vida e Língua serão sempre assim: uma aprendizagem. Nunca saberemos o bastante.

Porque não aprendemos inglês?

Chegando aqui em Londres, por natureza, ou instinto de segurança, procuramos quem fala a nossa língua e acabamos encontrando a nossa comunidade. Isso não acontece só com nós, brasileiros. Na minha sala, japoneses andavam com japoneses, colombianos com colombianos, italianos com italianos etc. E eu fugia dos brasileiros  – no bom sentido. Eu tentava interagir com os outros, sem ser brasileiros, para me expor ao erro mesmo.

Sabe como? Chamava alguém pra comprar algum lanche comigo ou chamava para ir no pub que eu ia após a aula. E assim quando iam num pub, me chamavam também. Era divertido. Mas tenho que confessar, que eu não fugia do português. Quando menos esperava, respondia em português com quem falasse português. Até que pus uma regra entre eu e meus amigos brasileiros “ vocês vão me chamar de metida, mas só vou falar inglês com vocês (brasileiros que tinha na sala.)”.  Isso foi ótimo porque aprendendo Inglês, cometíamos os mesmos erros e assim nos corregíamos. Depois, eles faziam como eu, falamos em inglês mesmo sabendo muito bem nosso português. J

Pois é, mas só ir na escola, é pouco para aprender inglês. O importante é interagir por onde for, arriscar a cada esquina para aprender.

Dicas ? Tips

Darei algumas dicas de forma geral, porque é difícil aconselhar sem saber mais sobre você:

  • Reflita sobre tudo que isso que escrevi (por quê você estuda inglês?). Se não achar um motivo, pense o quanto é importante para entender melhor o mundo em que vive, esse que está a sua volta. Depois imagine se você tivesse a tal fluência. O que você vê? Como você se sente? É bom?
  • Se puder, faça um curso, é um local para tirar suas dúvidas e interagir. Mesmo que trabalhe muito, faça um curso.
  • Não esqueça de ouvir as músicas em inglês, inclusive algumas que já dei dica.
  • Mesmo que não entenda, pegue o jornal escrito em inglês e procure alguma reportagem que te chame atenção e tente ler. Se tiver uma palavra, uma frase que você ficou muito curioso pra saber e não entendeu, anote-a e depois pesquise.
  • Faça anotações, elas são muito importantes, e quando tiver um tempinho, releia. Melhor, escreva em papéis e coloque no quarto, de tal forma que fique na sua frente quando levantar da cama. Se arrume para o trabalho, lendo essas frases. Depois de aprendidas (ou decoradas, que seja!), pregue outra folha.
  • Se possível, veja se não tem nenhum amigo com a mesma intenção. Se você tiver, estudem juntos (se possível, um amigo que não fale português). Como? Procure no gumtree.com alguém para você fazer “swap”, uma troca. Você ensina português e a pessoa te ensina inglês. Procure outros grupos de exchange language, temos vários que fazem encontros semanais.

Eu aprendi inglês pagando mico, fazendo anotações, indo no exchange language e ainda aprendo. Como? Prática. Isso é mais importante que o livro e um professor. Aprende fácil quando você desafia você mesmo, dedique uma parte do seu tempo para isso e verás resultados em pouco tempo.  Espero que eu tenha ajudado. Have a nice week!

The following two tabs change content below.
Shirley Nunes

Shirley Nunes

Cantora, Colunista e Fundadora do Culturart.co.uk
Curiosa, apaixonada pela vida, sinto feliz quando sou útil a alguém! Espero que os textos sobre inglês sejam úteis na sua vida! E que você supere todos obstáculos da linguagem para conquisar espaços jamais conquistados!

Não há Tags

2302 visualizações, 1 hoje

  

Deixe seu Comentário