mão inglesa
mão inglesa 2
mão inglesa 1

Por que no Reino Unido se dirige pela esquerda?

Chegar a Londres e se estranhar com o trânsito, quem nunca? A “mão inglesa” é adotada não apenas na Inglaterra e nos demais países do Reino Unido (Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), como também em suas ex-colônias como Índia, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, com exceção dos Estados Unidos. O Japão também adota o sistema inglês. Nesses locais, os carros são invertidos, ou seja, pedais e volante ficam do lado direito.

A origem dessa direção de trânsito é medieval. Os cavaleiros costumavam ser destros e empunhavam suas espadas com a mão direita. Por isso, precisavam viajar do lado esquerdo das estradas, já se preparando para possíveis ataques.

Em 1300, o papa Bonifácio VIII determinou que todos os peregrinos com destino à Roma se mantivessem no lado esquerdo da estrada, para organizar o fluxo. Porém, no século XVIII, Napoleão Bonaparte que era canhoto, inverteu a direção do trânsito, também com o objetivo de facilitar a identificação de tropas inimigas à distância. Lembrando que Inglaterra e França eram países inimigos nesse período.

A Inglaterra manteve o seu sistema de direção desde então. Por isso, estar em Londres e prestar atenção no trânsito faz parte das experiências incríveis para vivenciar. Como a mão inglesa é o oposto do que estamos acostumados no Brasil, cuidado para atravessar a rua.

E você, já se acostumou com o trânsito em Londres?

The following two tabs change content below.
Mariana Pena
Uma jornalista e profissional de Marketing mineira que escolheu Londres para fazer um MBA por ser a “capital do mundo”. Encantou-se pela cultura, conheceu o universo dos pubs e buscou explorar ainda mais suas tradições através do desafio pessoal “80 dias, 80 pubs”. Descobriu novos sabores, lugares incríveis e muitas histórias para contar.

Não há Tags

2272 visualizações, 1 hoje

  

Deixe seu Comentário