Elizabeth_II - Wikipedia
Ayrton_Senna_ Wikipedia
Lady Gaga - Wikipedia

Tudo o que você precisa saber sobre o museu de cera Madame Tussauds

Dizem que o museu de cera Madame Tussauds é parada obrigatória para quem visita Londres. O que mais chamada a atenção das pessoas no local são figuras em cera – que muito se assemelham a pessoas reais. E os visitantes se encantam por estar próximos de tantas personalidades ao mesmo tempo. Para reservar as entradas, acesse o site oficial do Madame Tussauds. Mas o que você sabe a respeito desse popular museu? Bom, reunimos abaixo algumas curiosidades sobre o local. Continue a leitura!

Madame Tussauds e as máscaras da Revolução Francesa

Madame Tussauds existiu. Sim, ela nasceu na França, no século 18. Durante a Revolução Francesa, enquanto fazia parte da corte real, chegou a fazer máscaras de cera, com utilização da técnica de modelagem –  que aprendeu com um médico- na época em que era governanta dele. Aos 8 anos, ela fez um retrato de si mesma. Em 1885, já morando em Londres, ela exibiu suas obras em cera na Baker Street e, dessa forma, nasceu o museu.

Bomba na Segunda Guerra

Em 1940, o museu foi atingido por uma bomba, em plena Segunda Guerra (1939-1945). Na época, cerca de 350 moldes de estátuas foram destruídas por causa da explosão provocada pelo Exército alemão. O museu teve de passar por uma intensa reforma.

20 unidades espalhadas pelo mundo

Além de Londres, o museu Madame Tussauds está presente em outras 19 cidades, em países como Holanda, Alemanha, Tailândia, Estados Unidos, China e Austrália. Mas a sede principal se localiza mesmo em território londrino.

Pelé tem uma estátua no museu

Em abri de 2014, Pelé ganhou mais uma estátua no museu Madame Tussauds, dessa vez em Nova York. O brasileiro também tem sua imagem representada no museu de Londres.

A ideia, por parte do museu nos EUA, de incluir o ex- jogador de futebol – fez parte de uma homenagem a ele, devido a sua passagem pelo time Cosmos, de Nova York, nos anos 70. Pelé foi um dos grandes responsáveis pela divulgação e popularização do futebol nos Estados Unidos. Em entrevista ao “Lance” Bret Pidgeon, gerente do museu na cidade norte-americana, afirmou que a homenagem é “justa”, pois Pelé “é parte da história do esporte de Nova York”.

Senna também está no museu

Um dos ídolos mais importantes do automobilismo mundial, Ayrton Senna também está no museu Madame Tussauds, mais precisamente na sede, em Londres. O que muita gente diz é que a estátua não é muito parecida com ele. Bom, mas de qualquer forma –  o que vale é a intenção, né?

Lady Gaga é a celebridade com mais estátuas 

São 21 estátuas da cantora norte-americana presentes em todos os museus. Em segundo lugar – nesse ranking de popularidade do Tussauds – está Michael Jackson (18). Os cantores de música pop superaram a rainha mais popular do mundo, Elizabeth 2ª, que possui cerca de 9 estátuas – inclusive – as imagens da monarca estão entre as mais populares entre os visitantes do Madame Tussauds.

Centímetros a mais

As estátuas inspiradas nas personalidades são 2% maiores do que as formas originais dos famosos representados nas figuras, segundo reportagem publicada no “Mental_Floss”. Contudo, inclusive, esse tamanho é reduzido – naturalmente –  ao longo do tempo, em torno de 2%.

The following two tabs change content below.
Letícia Veloso

Letícia Veloso

Jornalista com experiência em rádio, TV e web at monvoyage.net.br
Muita predileção por literatura, filmes de arte, destinos turísticos exóticos e heavy metal clássico.

Não há Tags

1227 visualizações, 4 hoje