Nos séculos 14 e 15, um conflito moroso, longo e desgastante sacudiu a Europa e o mundo ocidental, a Guerra dos Cem anos, entre França e Inglaterra. Houve uma série de conflitos e disputas pela coroa francesa.
Quando a guerra começou, a França era a nação mais rica do planeta, mas a Inglaterra também se destacava, tornando-se um país potencialmente rival dos franceses. Para saber um pouco mais (e se você gosta de história), continue com a gente e confira algumas curiosidades sobre a Guerra dos Cem anos. :)
Disputas de terras e poder por gerações
O conflito durou mais de um século e foi bem custoso para os dois países. Nesse período, gerações se enfrentaram em busca de poder, disputas por terras e o domínio da coroa na França.
Joana D’Arc
Uma das personalidades mais marcantes do conflito, a então jovem camponesa Joana D’Arc se destacou militarmente. Dessa forma, foi à batalha ao lado dos franceses contra os adversários ingleses.
Joana D’Arc caiu nas mãos dos ingleses, sendo condenada por heresia, por um tribunal da época. Em 1431, a jovem foi queimada em uma fogueira, em Rouen, na França.
Resultados da guerra
Esse longo conflito mudou a história de ambas as nações, porém trouxe algumas perspectivas. Tanto ingleses, quanto franceses estabeleceram novos parâmetros, no que se refere à concepção de nação. Como se, após a guerra, nascesse uma consciência de nacionalidade por parte de seus povos, em relação aos seus respectivos países.
Obs: aqui tem outras curiosidades (está em inglês).