O mais antigo sistema de metrô do mundo foi construído ainda no século 19 e de lá para cá passou por várias fases e adaptações. O tube (metrô) de Londres também é o terceiro mais extenso do planeta (400 km de extensão), perdendo para Xangai e Pequim (ambas cidades chinesas).
Bom, tudo bem que essas informações citadas, de fato, não são novidade para maioria, mas não preocupe, reunimos outras informações surpreendentes sobre o metrô londrino.
Bom, e se quiser obter outros dados sobre estações, tarifas e mais informações sobre o metrô, basta acessar a página oficial da empresa. Contudo, continue a leitura e descubra um pouco mais sobre o metrô de Londres, que tal?
Esconderijo durante a Segunda Guerra
Os túneis do metrô londrino serviram como esconderijo para muitas pessoas, no período que compreende a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), especialmente, durante os bombardeamentos entre os Exércitos britânico e alemão.
Fim de investimentos durante a guerra
Com o início da Segunda Guerra, milhares de investimentos previstos para o metrô tiveram de ser cancelados. Nos túneis ainda foram erguidos abrigos para refugiados
Corpos enterrados?
Bom, existem algumas histórias que mencionam sobre mais de mil corpos enterrados, onde foi construída a estação Aldgate, segundo reportagem do “El País”.
Lara Croft
Um dos personagens de games mais importantes de todos os tempos, a heroína Lara Croft mata ratos em um dos túneis do metrô londrino. A cena pode ser conferida em um de seus games.
Atentado de 2005
Há mais de dez anos, a população de Londres viveu um grande pesadelo, por causa de uma série de explosões e atentados ocorridos no metrô, em pleno horário de pico. Foram mais de 50 mortes e cerca de 800 pessoas feridas.
Na época, as autoridades inglesas consideraram o atentado como um dos piores na Europa. Os ataques também influenciaram na economia, com quedas na moeda (libra) e Bolsa de Valores. O dólar obteve maior valorização na ocasião.
Estação a 150 metros acima do nível do mar
Localizada na parte mais ocidental do metrô, a estação é a mais alta também, ela possui cerca de 150 metros acima do nível do mar, segundo informações publicadas pelo site “1st Contact”.
Casos de suicídio
Estima-se que ocorrem ao menos 100 suicídios todos os anos no metrô da cidade inglesa. Muitos casos acontecem por volta de 11 horas, de acordo com “o 1st Contact”.
De onde vem o apelido tube (tubo)?
Bom, o apelido carinhoso dado ao metrô está ligado, em parte, ao formato tubo, meio cilíndrico dos túneis. Nota-se que o apelido se fortaleceu e veio para ficar. Não à toa, toda a rede metroviária de Londres é chamada de tubo.
Condutor adormeceu
Em 2000, um condutor do metrô adormeceu durante o trajeto. O trem transportava mais de 100 pessoas. O vagões seguiram por quase um quilômetro até a estação Chalk Farm, como o carro passou pelo sinal vermelho, um dispositivo de segurança na pista, felizmente, conseguiu acionar os freios do trem, segundo informações do “1st Contact”.