O artista de rua britânico é uma das figuras mais singulares, populares e admiradas da sociedade mundial atual. Ninguém sabe ao certo a sua verdadeira identidade, mas há algumas versões que apontam que o nome verdadeiro dele é Robin Gunningham. Em todo caso, as obras de Banksy inspiram milhões de pessoas ao redor do mundo e, normalmente, sempre focam em críticas sociais ou políticas, a cerca do mundo. Os grafites do artista podem ser conferidos nas ruas de Londres, Bristol (sua terra natal) e também outras localidades do mundo.
Recentemente, em janeiro de 2016, o artista se envolveu numa polêmica, após produzir um grafite, em Londres, em frente a embaixada francesa – com duras críticas em relação ao tratamento dado aos refugiados pela comunidade europeia. A imagem foi coberta pelas autoridades londrinas. O grafite foi inspirado na famosa obra do francês Victor Hugo, Les Misérables (Os Miseráveis). Lembrando que o artista europeu teve outras obras removidas e censuradas ao longo de sua trajetória.
E para saber onde encontrar as obras de Banksy em Londres, é possível localizar esses lugares através de mapas, disponíveis no Google. No caso, para ter acesso aos dados, acesse aqui. Inclusive, boa parte dos turistas que chegam à cidade inglesa não esconde o desejo de conhecer os famosos grafites dele. E para aguçar um pouco mais a vontade de quem deseja conhecer essas obras, nós selecionamos abaixo algumas dos grafites mais populares de Banksy, espalhados pela metrópole inglesa.
Bomb Hugger
O grafite do artista retrata uma garota abraçando uma bomba, que está contraída ao seu peito. A obra foi criada, originalmente em 2003. Essa versão destacada foi reproduzida (da obra original) em uma rua de Londres. Em resumo, o grafite trata sobre o horror da guerra, em meio a inocência de uma criança.
Snorting Copper
A imagem surgiu no ano de 2005 e foi reproduzida em vários lugares da cidade, inclusive, nos arredores da Waterloo Station. A obra do artista trata sobre a corrupção e ilegalidade – as quais muitas vezes – prevalecem entre as corporações policiais na sociedade.
Sweep it Under the Carpet
A obra apareceu no ano de 2006, em Chalk Farm Road, na região norte de Londres. Na imagem, uma mulher com uniforme de empregada doméstica empurra o “lixo” para debaixo da “parede”. Com essa imagem, Banksy critica o mundo ocidental pela relutância em lidar com questões globais importantes, como a Aids, dentre outros temas.
Steam Roller Traffic Warden
A obra The Steam Roller Traffic Warden surgiu em 2009, em Lewisham (Londres). A imagem foi feita em um rolo de compressor. O grafite trata de uma das figuras da sociedade menos queridas por muitos, no caso, o guarda de trânsito.
Guantanamo Bay Detainee
Após o atentado de 11 de Setembro, em Nova York (EUA), foi declarada a “guerra ao terror” e um dos símbolos desse cenário é a prisão de Guantánamo, onde muitos acusados de terrorismo sofreram torturas, de acordo com denúncias. A imagem surgiu num lugar desconhecido de Islington.