Connect with us

Curiosidades

Conheça alguns dos eventos mais curiosos do Reino Unido

Publicado

em

A história do Reino Unido é marcada pela presença de danças seculares, festivais folclóricos e manifestações culturais excêntricas, muitas das quais ainda celebradas nos dias de hoje. Bom, selecionamos abaixo alguns desses acontecimentos, que são repletos de muita criatividade. Bom divertimento!

Cheese Rolling

O evento, que acontece em Coopers Hill, Gloucestershire, Reino Unido traz uma competição curiosa: descer uma colina para pegar um pedaço de queijo. O Cheese Rolling acontece, geralmente, no mês de maio. O jogo funciona assim: os pedaços de queijo são jogados e os participantes precisam descer a ladeira e segui-los. Quem chegar primeiro ganha um pedaço de queijo.

Esse evento existe há muitos séculos. Não há informações precisas quanto a sua origem, mas estima-se que possa se tratar de uma tradição cultuada por povos antigos. Algumas teorias afirmam que se tratava-se de um ritual iniciado quando a região que compreende o Reino Unido ainda era uma província sob o domínio de Roma.

The Horn Dance

Essa manifestação folclórica surgiu na idade média, em Abbots Bromley, na região de Staffordshire, na Inglaterra e acontece todos os anos, no mês de agosto. Os participantes conduzem dança com chifres, em desfile pela ruas de Staffordshire. Os chifres são devolvidos à igreja de St. Nicholas após o desfile.

Quanto às razões para a celebração, alguns relatos mencionam que a dança surgiu como forma de celebração à permissão de caça no vilarejo. Mas há outras teorias que afirmam que a dança é um símbolo que se iniciou muito antes da idade média e não há informação precisa sobre sua origem.

Up Helly Aa

O espetáculo visual chama a atenção, o Up Helly Aa traz desfiles com tochas de fogo, atrações com fogueiras e barcos vikings. O festival acontece anualmente em Shetland, Escócia e existe desde 1880. Curiosamente, o evento não aconteceu em datas como a morte da rainha Vitória (1901), nos períodos em que ocorreram a Primeira (1914-1918) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945), segundo o site oficial do evento. A festa surgiu para celebrar o fim da temporada do inverno.

Pearly King Harvest Festival

O evento começou de forma inusitada, no século 19, quando um jovem resolveu colocar botões perolados em seu traje, com o propósito de chamar a atenção das pessoas para arrecadação de dinheiro para os pobres. Desde então, todos os anos, os participantes, o rei e a rainha do festival usam trajes com botões perolados. O encontro conta com várias atrações gratuitas e aceita, inclusive, doações de mantimentos para instituições de caridade. A concentração ocorre na igreja St Martin-in-the-Fields, em Londres. Confira mais informações aqui.

Royal Horticultural Society’s Chelsea Flower Show 

O encontro traz uma megaexposição de flores diversas, a feira ocorre na região de Chelsea, Londres. O festival é considerado um dos mais importantes do mundo. O primeiro evento ocorreu no século 19.

Pignic

Imagine um picnic com porquinhos repleto de fofura? Pois bem, o Pignic traz muitas outras atrações para a família. O evento acontece em Docklands, Londres, e reúne diversas atrações que envolvem o tema porco.

Continue Lendo