Connect with us

Curiosidades

8 curiosidades sobre rio Tâmisa

Published

on

Um dos rios mais famosos do mundo, o Tâmisa tem mais de 345 km de extensão. No século 19, o rio atingiu alto nível de poluição e mau cheiro, e as medidas de despoluição iniciadas naquela época contribuíram decisivamente para trazer a vida de volta ao rio. Hoje, é possível aproveitar o Tâmisa fazer atividades de lazer, como andar de barco, etc. Confira abaixo mais oito curiosidades sobre o Tâmisa, que não deixa de ser uma das paisagens mais populares de Londres.

1 – Poluição no século 17

Nos primeiros anos do século 17, o rio tornou-se poluído e impróprio para o consumo. Dois séculos depois, por causa do intenso mau cheiro, iniciou-se os primeiros processos para despoluir o rio europeu.

2 – Centenas de espécies de peixe

O ex-rio poluído, atualmente, conta com mais centenas de espécies de peixes em seu habitat, inclusive, existem pontos para realização de pesca. Algumas espécies, como salmão, foram introduzidas ao rio.

3 – Procedimentos de poluição no século 21

Mesmo que o Tâmisa não esteja em alto patamar de poluição, ainda hoje são feitos processos para mantê-lo cada vez menos poluído. Nos últimos anos, foram eliminados milhões de lixos que se acumularam no rio.

4 – Turismo

Muitas empresas realizam passeios turísticos pelo rio, com trajetos feitos por meio de barcos. O tempo de passeio varia de 40 minutos a 2 horas e passa por Londres, além de outras cidades do Reino Unido.

5 – Floating House

E para quem deseja dormir em uma casa flutuante (Floating House) no rio, é possível encontrar uma acomodação com dois quartos, uma sala, banheiro e até um jardim, segundo reportagem do “Mirror”. O imóvel tem oito metros de cumprimento e estrutura de 70 toneladas.

6 – Famoso rio

O Tâmisa já foi inspiração e cenário de histórias como Alice no País das Maravilhas, por exemplo, além de ser citado em muitas outras obras clássicas da literatura britânica e mundial. O artista francês Claude Monet, inclusive, já retratou o Tâmisa por três vezes em suas telas, segundo informações do site da “BBC”, em texto de 2009.

7 – Tâmisa e Império Romano

Há algumas teorias sobre a influência do Tâmisa na escolha exata do local para a construção de Londres pelos romanos, de acordo com reportagem publicada pela “BBC”. Neste caso, talvez, o rio tenha sido uma espécie de referência na busca pelo lugar a ser erguido, para fundar a cidade europeia. A primeira travessia do rio foi construída pelos romanos há mais de 2.000 mil.

8 – Rio congelado

Há um fato curioso, o Tâmisa teria sido congelado algumas vezes, de acordo com o site “Historic”. Os períodos de congelamento foram observados entre o séculos 16 e 18. Em algumas situações, comerciantes de Londres realizaram feiras e eventos em meio ao cenário de gelo. Imagine visitar barracas e lojas instaladas sobre as águas congeladas do Tâmisa? Vale lembrar que o Reino Unido vivia o período de “Pequena Era do Gelo”, fase que também trouxe fome e morte para muitas pessoas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.