Connect with us

Blog

A influência da cultura viking na Inglaterra

Publicado

em

A indústria cultural tem abordado com frequência a cultura nórdica, especialmente por conta da bem-sucedida série de TV Vikings, da emissora History, sucesso de audiência em todo o planeta. A produção mostra a saga e trajetória do viking Ragnar Lothbrok, um dos mais famosos guerreiros da história dos nórdicos. Ragnar não é um personagem fictício, ele realmente existiu.

Entre os séculos 8 e 12, os povos do Norte buscaram explorar territórios que hoje compreendem a Inglaterra e o Reino Unido, principalmente motivados pela riqueza dos solos para cultivos agrícolas, algo que faltava na Escandinávia.

Em muitas situações, o cenário era de guerra e confronto armado na disputa de poder contra os saxões, grupo que habitava a Inglaterra nessa época. Mas houve espaço para que os nórdicos fossem inseridos à vida nas tribos inglesas locais, influenciando nos aspectos culturais.

E para viajar no tempo e na história, selecionamos abaixo algumas curiosidades e um pouco do legado viking na cultura britânica. Confira e boa leitura!

Construção de navios

Esse legado foi deixado não apenas para os ingleses, mas obviamente, o mundo inteiro se beneficiou das técnicas de construção de navios desenvolvidas pelos guerreiros vikings. Esse povo ainda inovou nas atividades de navegação, com uso intenso de bússolas em suas aventuras por várias partes do planeta.

Foto: Pixaby

Pentes para os cabelos

Outra contribuição viking para os britânicos e povos de outras partes do mundo ocidental. Os nórdicos eram bem vaidosos e, inclusive, tomavam banho uma vez por semana. No caso, era um índice alto para época, no que se refere à higiene, especialmente em comparação aos ingleses.

Foto: Pixaby

Descendentes vikings

Uma pesquisa de 2014, segundo o Daily Mail, estima que cerca de um milhão de pessoas teriam descendência viking no Reino Unido (veja aqui). Isso quer dizer que um em cada 33 pessoas possuem ligação genética como grupo étnico.

Foto: Pixaby

Influência no idioma

O inglês carrega inúmeras influências linguísticas de outros povos. O convívio com os romanos trouxe um pouco de latim, mas a influência viking também marcou presença. Confira algumas palavras que surgiram dessa convivência: Thursday, Window, Husband, entre outras.

Foto: Pixaby

Jornalista e radialista. Experiência como redatora web, repórter de internet, apresentadora de TV e locutora. :)