Ir a Londres e não conhecer a Harrods deixa a sensação de que a viagem não foi completa. Muitas pessoas comparam a tradicional e luxuosíssima loja britânica à Galeria Lafayette em Paris pelo fato de ambas serem um paraíso para os amantes de grifes (leia-se Louis Vuitton, Dior, Burberry, Bvlgari, Prada, etc.). Com mais de 90.000m² e mais de 5.000 funcionários, a Harrods atrai cerca de 15 milhões de compradores e turistas todos os anos. Mas se engana quem pensa que a loja vende apenas roupas, sapatos e acessórios. É possível encontrar móveis e itens de decoração, joias, bebidas e comidas, brinquedos, eletrônicos, produtos para animais de estimação, restaurantes, alfaiates, SPA, farmácias e muito mais, além de produtos exclusivos.
Mas, se hoje a Harrods é uma suntuosa loja, não era assim na época da sua fundação, em 1834. Charles Henry Harrods era um comerciante de secos e molhados em uma região pobre de East End e por conta de uma epidemia de cólera em Londres, se mudou para a região de Knightsbridge (que na época fazia parte da zona rural) para vender perfumes, fórmulas medicinais e alimentos. Com o passar dos anos a loja foi aumentando de escala e conquistando clientes de renome como Oscar Wilde e Sigmund Freud. Em paralelo a isso, a região foi se desenvolvendo.
Por muitos anos a Harrods foi uma das lojas preferidas da família real. Porém, ela foi comprada pelos empresários egípcios Mohamed e Ali al-Fayed e a polêmica envolvendo a morte da princesa Diana e do seu namorado Dodi (filho de al-Fayed) afastou a realeza inglesa do local. Até hoje é possível ver o monumento feito em homenagem ao casal (essa é uma das áreas mais visitadas dentro da loja). Atualmente a loja pertence ao grupo Qatar Holding.
Curiosidades:
- Na Harrods é possível comprar barras de ouro!
- A fachada do prédio é iluminada durante a noite com mais de 12.000 lâmpadas
- Em 1974, uma bomba implantada pelo grupo terrorista IRA matou seis pessoas do lado de fora da Harrods.
Localização: 87-135 Brompton Road – Knightsbridge, Londres.
Estação de metrô mais próxima: Knightsbridge (Piccadilly line) – saída Brompton Road