Connect with us

Curiosidades

O que você sabe sobre as roupas de época na Inglaterra?

Publicado

em

Mais do que simplesmente vestir, as roupas representam parte da identidade e cultura de um povo e também de uma época. Por séculos, os trajes ainda significavam status, poder e dominação de um determinado grupo em relação a outro.

E para viajar nessa máquina do tempo, se prepare… trouxemos algumas curiosidades sobre roupas de época na Inglaterra. Confira abaixo e boa leitura. :)

Séculos 12 e 13

No período da Idade Média, em geral, os homens costumavam usar túnicas, bem como, as mulheres trajavam vestidos de linhos, em modelos semelhantes a camisolas confortáveis. Além disso, elas ainda usavam um cinto amarrado sobre a peça.

De forma geral, tantos as mulheres (quanto os homens) apreciavam peças de linho. Esse tipo de tecido era comercializado com preços variados, de acordo com a qualidade do produto.

Roupas por classe social

Pode parecer surreal, mas havia uma restrição para uso de determinadas roupas, por parte das populações mais pobres. Uma lei do século 14, por exemplo, proibia os pobres de usarem tecidos nobres e roupas caras. Porém uma quantidade significativa de pessoas ignorou a lei e, dessa forma, passou a usar a roupa que desejasse.

Sapatos pontudos e chapéus

Por volta do final do século 14 e início do século 15, a sociedade europeia de poder aquisitivo investia em peças mais trabalhadas e refinadas. As mulheres apostavam em chapéus caros e charmosos. Já os homens, no caso, usavam sapatos pontudos e caros.

Os mais pobres utilizavam roupas com certa praticidade para o dia a dia. Inclusive, as pessoas com contato maior com lama e terra, aderiam a sapatos de madeira, tipo tamanco, ou seja, nada de peças luxuosas.

Essas e outras curiosidades podem ser acessadas aqui: http://www.localhistories.org/clothes.html

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornalista e radialista. Experiência como redatora web, repórter de internet, apresentadora de TV e locutora. :)