Na cidade com metro quadrado mais caro do mundo, é difícil acreditar que é possível fazer uma viagem bacana sem gastar muito. Mas, acredite, Londres está cheia de restaurantes e passeios que você pode fazer gastando muito pouco. A gente prova com nossa seleção especial para ficar uma semana na cidade gastando até 10 libras por dia. London’s calling!
Dia 01: Centro da cidade
Comece seu roteiro pelo centro da cidade. Depois de circular pela Trafagar Square, tire um tempinho para conhecer a National Galery. Na coleção permanente de um dos melhores museus do mundo, você vai poder apreciar obras de Leonardo da Vinci, Van Gogh, Michelangelo e Caravaggio com entrada franca.
No canto esquerdo da praça, o Café in the Crypt é o refúgio ideal para driblar as multidões e os preços altos. O restaurante oferece um menu de pratos bem londrinos preparado com ingredientes frescos por menos de 10 libras.
Ainda no centro, não deixe de visitar o Hyde Park, um dos maiores parques de Londres. O espaço conta com uma extensa programação de eventos e exposições gratuitas. Os Rolling Stones, por exemplo, já fizeram shows históricos por lá.
Mais infos:
http://www.nationalgallery.org.uk
https://www.facebook.com/CafeintheCrypt
http://www.royalparks.org.uk/parks/hyde-park
Dia 02: Sightseeing
No distrito financeiro da cidade estão cravados alguns dos mais conhecidos pontos turísticos de Londres, como a Tower Bridge e a Catedral de St. Paul. Apesar das torres serem uma atração paga, atravessar uma das pontes mais famosas do mundo é totalmente de graça.
Na região, você está próximo ao Rio Tâmisa e pode aproveitar as margens para fazer caminhadas ou marcar um lanche com os amigos, acompanhado de uma vista encantadora.
Uma dica para a hora do jantar é o restaurante do Teatro Royal na Stratford. Lá você vai poder matar a fome e curtir a animação das noites de microfone aberto, com shows de comédia e música. O hambúrguer com salada e batatas fritas sai por 4,95 libras.
Mais infos:
http://www.stratfordeast.com
Dia 3: West End
A “Ponta Oeste” é como a Broadway londrina, repleta de atrações e teatros incríveis. Os preços na região podem ser um pouco mais altos, mas é lá que se encontra um dos melhores passeios a pé de Londres, o trecho entre Piccadilly Circus e a Leicester Square.
Os preços altos não vão impedir você de curtir a noite no famoso West End. No Cinema Prince Charles em Leicester Square, você pode assistir a grandes filmes a partir de apenas 6.50 libras à noite, e aos fins-de-semana 5,50 à tarde!
Uma verdadeira instituição da região, a Gaby’s Deli é popular entre o pessoal das artes, devido à sua localização privilegiada entre o Teatro Garrick e o Wyndhams Theatre, na rua Charing Cross Road. Você pode saborear pratos como o falafel com homus e salada por 4,90 libras.
Mais infos:
http://www.princecharlescinema.com
https://www.facebook.com/save.gabys.deli
Dia 4: Charme da realeza
Que tal reunir os seus novos amigos de viagem em um piquenique em um parque real? O Kensigton Gardens ou o Richmond Parl são dois deles que podem ser visitados gratuitamente ao longo de todo o ano.
A cultura real também pode ser apreciada na cerimônia da mudança da Guarda no Palácio de Buckingham. Acontece todas as manhãs às 11h30, de maio a julho, e em dias alternados o resto do ano. Mais um programa interamente grátis.
Ficou com fome? A melhor maneira de se alimentar tendo um orçamento reduzido é ir ao local onde os alunos comem. O rest Curve, instalado na Universidade de Queen Mary, serve alunos e o público em geral com refeições a partir de 4,50 libras.
Mais infos:
http://www.royal.gov.uk
http://www.curve.qmul.ac.uk
Dia 5: Camden Town
Cansou de fazer os programas tradicionais da cidade? Você possivelmente já deve ter ouvido falar de Camden Town, a região moderninha e diferente de Londres, famosa por suas feirinhas de rua e por uma cena musical forte.
É lá que você vai provar a comidinha de rua mais famosa de Londres, o Fish’n’Chips, servido tanto em barracas de rua como em restaurantes. Sem sair do bairro descolado, você vai encontrar um dos melhores da cidade no Poppies Camden, onde o peixe é sempre fresco, por 6 libras.
Os fãs de Beatles e Rolling Stones tem mais um passeio indispensável: pegar o metrô e conhecer o Chelsea, bairro boêmio onde as duas bandas já viveram. Um verdadeiro fã de Beatles não pode visitar Londres sem dar ao menos uma passadinha na Abbey Road, né?
Mais infos:
http://www.camdentown.co.uk
http://poppiesfishandchips.co.uk
Dia 6: London Calling
Só no Goddards at Greenwich você poderá saborear outro dos pratos mais tradicionais da cidade, uma torta de carne artesanal, purê e licor (uma espécie de molho de salva) por tão pouco: 3,70 libras.
Mais tarde, o StreetFeast, um evento itinerante em Londres, é uma opção para curtir comida, bebida e música sem gastar muito. As barracas de vários chefs e marcas oferecem de carne de porco da Yum Bun, por 4 libras, aos pães da Mike & Ollie por 3.50.
O StreetFeast está temporariamente dentro da Hawker House perto da estação de Cambridge Heath, em East London.
Mais infos:
http://www.goddardsatgreenwich.co.uk
http://www.streetfeastlondon.com
Dia 7: Descanso para a partida
No último dia é dia de descansar para a longa viagem que espera você. No templo indiano de ISKCON você encontra um passeio mais tranquilo e exótico para compensar o agito dos dias anteriores.
Anexo ao templo está o Govinda Vegetarian Restaurant, um restaurante 100% vegetariano que oferece uma deliciosa combinação das comidas italiana e indiana. Por lá você pode experimentar o Paneer Burger por 3.50 libras, e a torta de espinafre a 4,25.
Fonte: UOL