Fundada no século 2 pelo Império Romano, não é de se estranhar que uma das mais importantes metrópoles do mundo conta com atrações e lugares extremamente antigos, desde monumentos a construções históricas. Bom, essa “viagem ao tempo” pode ser feita em Londres, mas, infelizmente, não através de alguma máquina capaz de transportar as pessoas ao passado. A sugestão é simples: visitar o que resta dessas referências históricas, que tal?
Anfiteatro Romano
Londres já foi palco de uma arena utilizada para os famosos “jogos” sangrentos de Roma, protagonizados por gladiadores que eram massacrados por leões em combates violentos. Essa era a opção de entretenimento na época, trágico não? As ruínas do antigo anfiteatro, de mais de 2.000, anos, foram encontradas onde atualmente se localiza a Galeria Guildhall, que foi fundada no século 19 e abriga diversas obras de arte.
Aos interessados em conhecer o que sobrou da arena romana (duas paredes descobertas por arqueólogos em 1988), basta visitar a exposição permanente que pode ser vista no museu britânico. Através de recursos tecnológicos, inclusive, o anfiteatro é reproduzido e o visitante tem a noção de como era a arena naquela época.
Endereço: Guildhall Yard, London EC2V 5AE
London Stone
O nome “London Stone” teria sido usado pela primeira vez no século 12. Esse bloco de pedra milenar, possivelmente da era romana, está envolvido em muitas lendas. Não há informações concretas sobre a pedra, mas especula-se que o item pode estar ligado a um altar religioso. No século 18, historiadores mencionaram que London Stone seria parte de ritual de adoração da cultura druida, na pré-história.
A partir do século 9, a pedra seria usada como um símbolo importante da cidade, servindo até de “testemunha” para acordos e decisões importantes tomados por autoridades locais. Mitos e lendas a parte, London Stone é uma dica imperdível. A pedra pode ser vista na Cannon Street 111.
Greenwich Park
Rodeado por belezas naturais, Greenwich Park está intimamente ligado à história do Reino Unido, como um todo. Localizado fora da região central da capital inglesa, o lugar é considerado o mais antigo parque real (Greenwich foi criado no século 15). No passado, havia naquelas terras um cemitério da Era do Bronze, segundo pesquisadores, como menciona reportagem do “The Guardian”, publicada em 2011.
Local: Greenwich, London, United Kingdom
Hampton Court Palace
Um dos mais antigos palácios da Europa, o Hampton Court Palace também é conhecido por ter sido a residência do famoso rei Henrique VIII e de suas esposas. O local testemunhou fatos históricos importantes, como a ruptura de Henrique VIII com Roma, além do nascimento de Edward VI e de Elizabeth I, dois de seus filhos.
No século 11, o local abrigava um imóvel pertencente à Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém, instituição católica fundada durante as Cruzadas e que se tornou uma Ordem Militar. Eles prestavam caridade aos peregrinos e cruzados que estavam na Palestina. Atualmente o palácio está aberto a visitações. Para mais informações sobre ingressos, acesse aqui. Endereço: Palácio Hampton Court – East Molesey – Surrey – KT8 9AU
Crédito fotos: London Stone – Wikipédia, Hampton Court Palace – SXC, Greenwich Park – Wikipédia.