Connect with us

Curiosidades

O que você sabe sobre o Big Ben?

Publicado

em

O Big Ben não é apenas um sino qualquer, mas ele é um dos símbolos mais importantes do Reino Unido e da Europa. O sino mais famoso do planeta está localizado no Palácio de Westminster e surgiu em 1858. A torre que abriga o sino foi rebatizada de Elizabeth Tower, em homenagem aos 60 anos da rainha Elizabeth 2ª, em 2012. Antes, a torre era conhecida por Clock Tower. Quer saber mais curiosidades a respeito do Big Ben? Então, continue a leitura!

Mais de uma data de aniversário

Curiosamente, o monumento conta com três datas de aniversário, segundo informações do site “Big Ben Facts”. O aniversário 1 é celebrado em 10 de abril de 1858 (data de inauguração da torre), além dos dias:

  • 31 de maio de 1859 – dia em que o grande relógio começou a trabalhar
  • 11 de julho de 1859 – nesta data o sino do Big Ben foi ouvido pela primeira vez

O apelido “Big Ben” pegou

O relógio é chamado de Great Clock, o sino leva o nome de Great Bell e a torre se chama Elizabeth Tower, como mencionado antes. Contudo, o nome Big Ben é usado para descrever os três (a torre, o relógio e também o sino).  E como ele surgiu?

Bom, tudo indica que antes do sino ser nomeado, a população londrina começou a chama-lo de “Big Ben” e como ocorre – normalmente – com  a maioria dos apelidos, o nome, de fato, “pegou”.  Mas existem também algumas histórias que mencionam que o nome do monumento surgiu por causa do apelido do político Benjamin Hall, que era conhecido como Big Ben, devido a sua altura.

Fama começou na Segunda Guerra

Foi durante um dos conflitos mais impactantes para a humanidade, a Segunda Guerra, que o Big Ben se popularizou. Naquela época, era muito comum em todo o mundo ouvir as transmissões de rádio da BBC, com as badaladas do sino, que anunciavam que o Reino Unido não havia sido derrotado. Na prática, pessoas de várias partes do mundo ouviram de seus países o som do famoso sino europeu.

Relógio recebe limpeza a cada 5 anos

A limpeza da parte externa do relógio é realizada a cada 5 anos. Os produtos usados para limpá-lo são apenas água e sabão. Os encarregados da atividade executam o trabalho com cuidado extra e atenção para não danificar o vidro. Quanto ao valor gasto para a limpeza, o texto do “Big Ben Facts” menciona que um dos contatos do site ligados à torre afirmou que a quantia “é muito menos do que se imagina”.

Alcance do barulho do sino

Segundo o “Big Ben Facts”, de dentro do Parlamento britânico é possível ouvir o som emitido pelo sino (a distância é de alguns quilômetros). Entretanto, do lado de fora do Parlamento, o som é ouvido com mais clareza.

Inclinação

Em 2011, a imprensa em todo o mundo noticiou que a torre do Big Ben se inclinou para um lado, cerca de 0,26 graus em sentido ao noroeste. A “BBC” ainda destacou que a inclinação pode futuramente trazer instabilidade à torre.

Continue Lendo